A música como prática no cotidiano escolar

Objetivo Geral:
Um dos eixos da aprendizagem encontra-se na valorização da pluralidade cultural. Neste curso oportunizamos a compreensão de elementos estéticos musicais de diferentes regiões ao redor do mundo. Estabelecer conhecimento sobre elementos culturais de outros povos é uma das práticas educacionais que nos auxilia a conhecer o outro, seu contexto e estética.
Em decorrência, nos ajuda a compreender nossa própria identidade, seja pelo contraste ou por similaridades.
Com uma proposta lúdica e estimulante, que abrange o campo musical e pedagógico, visamos instigar os professores à uma busca por diferentes estratégias em seu trabalho, resinificando o desenvolvimento das especifidades musicais nos âmbitos artísticos e musicais de seus alunos. Desta forma disponibilizaremos ferramentas musicais para a sala de aula, favorecendo o conceito interdisciplinar de educação.

Público Alvo:
Professores e Educadores da Educação Infantil e Ensino fundamental, Professores de música, dança, teatro e artes visuais.

Professor:
Gabriela Vasconcelos Abdalla (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:
– Vivência musical com repertório de músicas brasileiras e de outras regiões ao redor do mundo;
– Atividade de improvisação e criação;
– Elementos da Linguagem Musical;
– Reflexão: As gravações e suas características técnicas e pedagógicas; Escolha de repertório musical na sala de aula;
– Acolhida e vivência musical com repertório tradicional da cultura da infância do Brasil e de outros países;
– Atividade de improvisação e criação explorando os parâmetros sonoros (Altura, Duração, Timbre e Intensidade);
– Reflexão: Brincadeiras da infância nos diferentes contextos; Analise do processo didático desenvolvidos durante as vivências;
– Danças tradicionais ao redor do mundo;
– Atividades de apreciação musical ativa e sonorização de histórias;
– Elaboração coletiva de pequenos arranjos musicais;
– Reflexão: A prática musical na Educação Infantil e Ensino Fundamental; A música e a interdisciplinaridade.

Obs: Os conteúdos poderão sofrer pequenos ajustes de acordo com interesses e necessidades do grupo.

Metodologia:
Através de uma abordagem prática, criativa e dinâmica iremos unir pedagogicamente a música, o movimento e linguagem. Inspirada na abordagem Orff-Schulwerk criada pelo compositor Carl Orff, perceberemos a música de ângulos e formas tão diferentes, quanto variadas e profícuas.