Ambiente Virtual Moodle para professores

Objetivo Geral:
Conhecer as ferramentas mais utilizadas do Ambiente Virtual Moodle; Discutir as modelagens de um Ambiente Virtual, suas características e funcionalidades para uso no Ambiente Escolar; Compreender a importância da organização de materiais e tarefas para o apoio ao ensino presencial e á Distância; Construir o Ambiente Virtual de uma disciplina com os recursos (Arquivo, página, Rótulo e URL) e atividades (chat, escolha, fórum, glossário, questionário e tarefa) disponíveis no Moodle. Organizar o curso individualmente e em grupos.

Público Alvo:
Professores com conhecimentos de Informática.

Professora:
Ubirajara Carnevale de Moraes (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:

• O ambiente Virtual, sua configuração e principais características;
  • A modelagem do ambiente virtual;
  • Iconografia do Moodle e suas funções;
  • Os principais recursos: arquivo, página, pasta, rótulo e URL;
  • As principais atividades: chat, escolha, fórum, glossário, questionário e tarefa;
  • Processos de backup e restore de ambientes;
  • Criação de grupos para a organização da turma;
  • Hands on: modelagem de um componente curricular com as principais ferramentas.

Metodologia:
Aula expositiva com a prática individual de modelagem do Ambiente Virtual Moodle em laboratório de Informática.