Comunicação não violenta

Objetivo Geral:
Fazer uma breve introdução ao tema da Comunicação Não Violenta, gerando experiências/reflexões de como podemos cuidar melhor de nós e dos outros, ao mesmo tempo.

Palavras-chave:
Compreensão mútua; Conexão humana; Confiança.

Público Alvo:
Professores e educadores do Colégio Dante Alighieri.
O curso é exclusivo para professores(as) do Colégio Dante Alighieri

Professor:
Raylla Pereira de Andrade (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:
1º Encontro:
Conceitos introdutórios de Comunicação Não Violenta (CNV) e o que é a essência dessa proposta – caminhos para equilibrar o cuidar de mim e do outro, simultaneamente, para evitar violência comigo ou com o outro e, assim, manter relações equilibradas, de confiança e com mais engajamento e parceria.
Os elementos essenciais para uma expressão autêntica e cuidadosa: separar fatos de julgamentos, nomear e se responsabilizar por sentimentos, ter clareza das reais necessidades universais por trás das situações e criar estratégias ganha-ganha.

2º Encontro:
O poder da escuta empática para compreender o que se passa com os envolvidos numa situação e então ter mais condições de se chegar a resultados criativos e sustentáveis para todos.

Obs: Os conteúdos poderão sofrer pequenos ajustes de acordo com interesses e necessidades do grupo ao longo do curso.

Metodologia:
Aula expositiva teórico-vivencial

Informações gerais:
– Não será permitido filmar ou fotografar o curso;
– Um certificado de conclusão será concedido ao participante que obtiver um mínimo de 75% de presença no curso, condição que obedece às normas escolares em vigor;
– O certificado será enviado por e-mail para a prática da Sustentabilidade.