Práticas de equilíbrio emocional para educadores

Objetivo Geral:
O curso “Práticas de equilíbrio emocional para educadores” tem como objetivo oferecer aos professores práticas contemplativas para o cultivo de uma mente mais saudável. Apoiado em recentes pesquisas científicas sobre regulação emocional e felicidade genuína, o curso visa introduzir um processo de desenvolvimento do relaxamento, da atenção, da estabilidade e da compaixão, dentro e fora da sala de aula.

Público Alvo:
Professores e professoras, da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri.
O curso é exclusivo para professores(as) do Colégio Dante Alighieri

Professor:
Isabella Tacito Ianelli (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:
Aula 1:
Motivação: o que é isso?;
Felicidade hedônica ou felicidade genuína?;
Introdução à postura de relaxamento;
Prática de relaxamento;
Sugestão de práticas de relaxamento para a semana: formal (em silêncio) e informal (no cotidiano).

Aula 2:
Conversa sobre a prática durante a semana: como foi?;
Retomada da prática de relaxamento;
Introdução ao programa que gerou este curso, o Cultivating Emotional Balance;
Apresentação do projeto piloto feito com professores;
Equilíbrio conativo: motivação;
Sugestão de práticas de relaxamento para a semana: formal (em silêncio) e informal (no cotidiano).

Aula 3:
Retomar encontro anterior e a prática de shamatha;
Roda de conversa sobre a semana: desafios, dificuldades;
As sete emoções universais e suas funções;
Linha do tempo emocional detalhada: apresentação, exemplo e divisão em grupos para debate sobre um evento pessoal;
Prática de equilíbrio cognitivo: não somos nossas emoções e não precisamos nos fixar nelas;
Sugestão de prática para a semana: formal (em silêncio, relaxamento e/ou shamatha) e informal (no cotidiano, observar nossas visões sobre a realidade).

Aula 4:
Roda de conversa: como foi a prática de atenção durante a semana?;
Prática de atenção;
Raiva, tristeza, medo, aversão, desprezo, surpresa e alegria: as 7 emoções universais;
Introdução à linha do tempo emocional simplificada;
Sugestão de prática para a semana: formal (em silêncio, atenção plena à respiração) e informal (no cotidiano, observar gatilhos, emoções e reações).

Aula 5:
Retomar encontro anterior e a prática de shamatha;
Roda de conversa sobre a semana: que emoções surgiram?;
As sete emoções universais e suas funções;
Linha do tempo emocional detalhada: apresentação, exemplo e divisão em grupos para debate sobre um evento pessoal;
Sugestão de prática para a semana: formal (em silêncio, relaxamento e/ou shamatha) e informal (no cotidiano, observar nossas visões sobre a realidade).

Aula 6:
Roda de conversa sobre a linha do tempo das emoções e sobre o último encontro;
Empatia ou compaixão: o que vai nos salvar?;
Apresentação das quatro inteligências do coração: compaixão, bondade amorosa, alegria empática e equanimidade;
Prática guiada de compaixão;
Sugestão para a vida: como seguir praticando?;
Considerações finais e encerramento do curso.

Metodologia:
Essa é uma abordagem baseada no programa Cultivating Emotional Balance, criado por Paul Ekman, PhD (psicólogo, especialista nas emoções, por trás de grandes obras da teoria da psicologia e outras artísticas, como a série Lie To Me e o filme DivertidaMente) e B. Alan Wallace, PhD (um dos maiores professores de atenção plena e também pesquisador da integração da ciência com as práticas contemplativas). Em nossos encontros, teremos exposições teóricas, assim como conversas em grupo e práticas de meditação guiada.

Informações gerais:
– Não será permitido filmar ou fotografar o curso;
– Um certificado de conclusão será concedido ao participante que obtiver um mínimo de 75% de presença no curso, condição que obedece às normas escolares em vigor;
– O certificado será enviado por e-mail para a prática da Sustentabilidade.