Estratégias para o ensino de programação na Educação Básica

Objetivo Geral:
Oferecer subsídios aos educadores de diferentes áreas, conhecimento técnico-pedagógico para que possam, a partir de diferentes contextos, desenvolver a lógica, o pensamento computacional e ensinar conceitos fundamentais de programação para seus alunos, explorando recursos didáticos e atividades para diferentes segmentos e áreas.

Público Alvo:
Educadores que não tenham conhecimento técnico de programação.

Professor:
Rodrigo Assirati Dias (CV Lattes), Tania Cristina Pereira Luciano, Fabio Tola.

Conteúdo Programático:

Aula 1:

  • 8h – 9h: às Atividade Programação Live Action
  • 9h – 10h: Contextualização: Por que aprender e ensinar programação?
  • 10h – 12h: Atividades de Programação por Segmento de Ensino (Parte 1)
  • 13h – 15h: Atividades de Programação por Segmento de Ensino (Parte 2)
  • 15h – 17h: Roda de conversa

Aula 2:

  • 8h – 9h: Atividades de Programação por Segmento de Ensino (Parte 3)
  • 9h – 10h: Atividades de Programação por Segmento de Ensino (Parte 4)
  • 10h – 12h: Roda de conversa
  • 13h – 16h: Dinâmica de maratona de programação
  • 16h – 17h: Encerramento e avaliação

Metodologia:
Apresentar situações de ensino/aprendizagem de programação para diferentes níveis de Ensino e/ou áreas, através de vivências práticas seguidas de reflexão.