Inteligência socioemocional e sala de aula

Objetivo Geral:
Aumentar recursos de educadores para construção de ambientes emocionalmente seguros em sala de aula.

Público alvo:
Profissionais da Educação

Professora:
Miriam Guimarães (CV Lattes)

Conteúdo Programático:
A inteligência socioemocional como dimensão do desenvolvimento humano no ambiente escolar:

  • Os referenciais teóricos para saúde mental e educação socioemocional;
  • Paradigma da complexidade na educação integral;
  • O emocional e o social na sala de aula;
  • Indicadores observáveis;
  • Sentimentos no cotidiano;
  • Elementos para construção de ambientes emocionalmente seguros;
  • O papel do professor no clima emocional da sala de aula;
  • Estratégias para lidar com conflitos;
  • Princípios para interação positiva com os alunos na relação de ensino a-aprendizagem;
  • Professor não é psicólogo – Limites de atuação;
  • Bem estar e mal estar docente.

Obs:
Os conteúdos poderão sofrer pequenos ajustes de acordo com interesses e necessidades do grupo.

Metodologia:
Grupos de discussão, debate, role playing