Introdução à história em quadrinhos

Objetivo Geral:
Proporcionar formação básica em Quadrinhos para professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, auxiliando-os na abordagem de Quadrinhos em sala de aula.

Público Alvo:
Professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da área de Humanidades (Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Filosofia, Sociologia). Professores das demais áreas também podem fazer proveito do conteúdo abordado no curso para o seu preparo de aulas.

Professor:
Aline Zouvi (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:
Abordagem historiográfica da HQ: estudo do surgimento da arte sequencial enquanto forma de expressão artística da humanidade e evolução de tal meio até o formato dos quadrinhos como são conhecidos hoje.

Apresentação das principais correntes teóricas do estudo de História em Quadrinhos, sua definição enquanto mídia e as problemáticas associadas a tal definição. Leitura de trechos teóricos de Will Eisner, Scott McCloud, Charles Hatfield,Hillary Chute, Paulo Ramos, Douglas Wolk, entre outros.

Continuação da discussão teórica acerca de quadrinhos e introdução a apontamentos técnicos necessários para a criação de uma sequência de quadrinhos. Fechamento da discussão teórica, com debate sobre a aplicação de quadrinhos em sala de aula e a produção de uma sequência de quadrinhos (de uma a três páginas), de tema livre, desde o roteiro até a finalização.

Obs: Os conteúdos poderão sofrer pequenos ajustes de acordo com interesses e necessidades do grupo.

Metodologia:
Aula expositiva