Libras em sala de aula

Objetivo Geral:
Apresentar as possibilidades de inclusão do aluno surdo no ambiente escolar.

Público Alvo:
Professores, Educadores, Colaboradores.

Professora:
Elaine Gomes Vilela (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:
1º Encontro – CULTURA SURDA:
– Historia de vida:
– Terminologia
– Pensamentos diferentes
– Identidade própria:
*Flutuante, inconformada, híbrida e surda.
– Alfabeto manual e números

2º Encontro – ASPECTOS DA LÍNGUA GESTUAL:
Parâmetros fonológicos:
– Configuração de mãos
– Movimento
– Ponto de Articulação
– Expressão NM/ EF
– Orientação ou direcionalidade

APRENDIZAGEM BILINGUE:
– Libras como L1
– Língua portuguesa escrita como L2

3º Encontro – SURDEZ E TECNOLOGIA ASSISTIVA:
– Uso de recursos acessíveis
– Recursos pedagógicos adaptados
– Postura do professor inclusivo:
*Quebrando paradigmas

4º Encontro – ADEQUAÇÃO DE ESPAÇOS PARA ATENDIMENTO:
– Sinalização dos espaços escolares
– Comunicação Básica dentro do espaço escolar

5º Encontro – DIALOGANDO COM ALUNO SURDO: IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E ALUNO SURDO:
– Promovendo a interação em sala de aula
– Diálogo entre professor e aluno
– Sinais: matérias curriculares

6º Encontro – CONVERSANDO (INTERAGINDO) COM A COMUNIDADE SURDA:
– Sinais de cumprimentos
– Sinais dias da semana
– Sinais Família
– Sinais de Lugares

Metodologia:
Aulas expositivas e Sala de aula invertida, com apresentações em vídeo, materiais de apoio e leitura de textos.