Modelagem cerâmica: expressão tridimensional

Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolver seu projeto pessoal por intermédio da cerâmica. Compreender as técnicas utilizadas para fazer cerâmica e o uso dos instrumentos. Conhecer as propriedades do material: plasticidade, retração e tempo de secagem. Oportunizar experiências nas dimensões da sensibilidade, da ética, da estética e da poética.

Público Alvo:
Professores dos diversos níveis de Educação Fundamental ao Ensino Médio.

Professora:
Lúcia Junqueira Caldas Lacerda de Oliveira (Currículo Lattes)

Conteúdo Programático:

Aula 1: Apresentação do curso e início do trabalho prático com a modelagem livre em argila para conhecer as propriedades do material: plasticidade, retração, tempo de secagem. Produzir uma pequena régua de argila para verificar a porcentagem de retração da argila quando secar. Confecção de uma cuia de índio. Trabalhando a partir de uma bola de argila, alisar e modelar no formato das mãos unidas em cuia. Deixar a peça para secar. Enviar para queima de “biscoito”.
Aula 2: Confecção de peças (utilitários) a partir do rolinho de argila e da união desses rolinhos de massa utilizando uma técnica de costura e a barbotina como cola. Deixar as peças em saco plástico evitando a secagem da peça.
Aula 3: Confecção de peças (utilitários) a partir de placas de argila e da união dessas placas de massa utilizando uma técnica de costura com pequenos cortes da massa e a barbotina como cola.
Aula 4: Confecção de uma travessa feita de uma placa grande de argila com recorte em algum formato de escolha do aluno, deixar em saco plástico para manter a massa ainda em condições de trabalho.
Aula 5: Pintura vitrificada da cuia de índio já queimada em “biscoito”.
Aula 6: Modelagem de uma peça artística tridimensional agregando argila. Manter a peça dentro de um saco plástico evitando a secagem da peça.
Aula 7: Continuação da modelagem da peça artística tridimensional. Manter a peça dentro de um saco plástico evitando a secagem da peça.
Aula 8: Finalização da peça artística, partindo a peça ao meio e escavando todo o interior da peça deixando-a oca, costurar unindo as partes.
Aula 9: Pintura vitrificada da travessa feita de placa já queimada em “biscoito”.

Metodologia:
Aulas práticas das diversas técnicas de modelagem com argila e pintura vitrificada.

Informações gerais:
– Não será permitido filmar ou fotografar o curso;
– Um certificado de conclusão será concedido ao participante que obtiver um mínimo de 75% de presença no curso, condição que obedece às normas escolares em vigor;
– O certificado será enviado por e-mail para a prática da Sustentabilidade.

Fonte da imagem: https://pin.it/i6vusieiiydooy